5 dicas principais sobre empreendedorismo

Empreendedorismo consiste no processo de iniciativa de implementar novos negócios.
Redigimos um mini-guia com dicas essenciais para quem está pensando em se tornar um empreendedor. São dicas úteis para qualquer tipo de negócio em qualquer segmento de mercado.
Então, se você está querendo investir em um novo negócio, não deixe de dar uma olhada nessas 5 dicas super valiosas!

1 – Se prepare muito antes de abrir um novo negócio
Leia muitos livros para empreendedores e invista em capacitação (cursos, palestras, vídeo-aulas…). Não inicie nada que você não tenha total conhecimento de como funciona.
Estude sobre empreendedorismo, estude sobre como gerir um negócio, estude sobre o mercado em que você deseja atuar e mesmo depois de estar inserido nesse mercado, continue estudando.

2- Trace um plano de negócios
Esse documento norteia toda a estratégia da criação de um novo negócio. Com esse plano você terá informações sobre quem são seus concorrentes, quais serão seus gastos iniciais e quais os recursos necessários para abrir o negócio. Para traçar seu plano de negócios você pode utilizar o método Canvas, que torna esse trabalho muito mais prático e objetivo.
E não se esqueça que: é necessário que se faça a reavaliação dos rumos do negócio em questão. Deve-se fazer um levantamento sobre o que está funcionando e o que não está. Realizando os ajustes necessários para continuar prosperando.

3 – Controle financeiro
Suas finanças pessoais devem estar sempre separadas de suas finanças profissionais. Isso inclui os gastos e os lucros.
Após a implantação de seu negócio, sempre separe o capital conseguido em: lucros de ganho pessoais e lucros que devem ser investidos em aprimoramento e crescimento do próprio negócio em si (seja em forma de infraestrutura ou em forma de busca de mais capacitação para continuar gerindo seu negócio).

4 – Defina suas metas
É importante conhecer bem o seu mercado de atuação e traçar metas a serem alcançadas, sempre! Metas definidas te norteiam durante toda a gestão de um negócio. Trace metas diárias, se for preciso. Monte listas do que precisa ser feito a cada dia. Isso é uma forma de se organizar e não se perder durante a gestão de seu negócio.
E lembre-se: a cada passo concluído, determine novos passos. E sempre pare para avaliar no que acarretou cada meta atingida. Desde o que foi preciso, inicialmente, para alcançar tal meta (e estudar se a ação tomada para atingir tal finalidade pode ser usada novamente para outras finalidades) até o que esta gerou de retorno. Bons e, se houverem, ruins também. O feedback constante de tudo que você realizar em seu negócio é uma ferramenta de estratégia de crescimento a longo prazo. Você deve sempre saber no que está acertando e no que está errando, para poder corrigir os erros rapidamente e não cometê-los novamente.

5 – Invista em marketing
A partir do momento em que você pensar em empreender em algo coloque, imediatamente, no seu plano de negócios um tópico voltado para o marketing de seu futuro empreendimento. NUNCA negligencie o marketing! TODO negócio precisa ter uma estratégia de marketing definida. É o marketing que faz com que o mundo saiba que seu empreendimento existe, é o marketing que capta clientes, é o marketing que gera vendas, é o marketing que traz lucro, é o marketing que te ajuda a fazer o teu nome e te lançar no mercado. Como diz aquele ditado: “a propaganda é a alma do negócio!”
E não se esqueça: o segmento de marketing que mais atrai a atenção das pessoas hoje em dia é o marketing digital. A internet está na palma da nossa mão o tempo todo e diariamente. Praticamente tudo que pensamos em fazer é guiado por buscas e/ou pesquisas online e aplicativos que tornam a nossa vida muito mais prática. Então não deixe de lançar seu negócio, seja ele qual for, na rede. O Google e as redes sociais precisam saber que seu negócio existe, porque é através dessas ferramentas que seus clientes vão te descobrir e fazer contato mais fácil e rapidamente. E se não lhe for possível fazer isso por conta própria, contrate os serviços de agências especializadas em marketing digital. Esses profissionais saberão, exatamente, o que fazer e como fazer para impulsionar o seu negócio.

Responder