Nesta segunda-feira (05/08) o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que afirma a antecipação da primeira parcela do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS.

Essa antecipação será feita todos os anos. De 2006 até hoje, o adiantamento era feito através de um decreto. No qual, o mês para o saque dessa primeira parcela, dependia da vontade do governo. A partir de agora, essa medida provisória, torna obrigatória a antecipação da primeira parcela do 13º salário. E o saque será feito conforme o calendário normal do INSS: entre o final de agosto e o início de setembro.

13º salário

Para quem recebe um salário mínimo, os depósitos referentes a agosto serão feitos entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro. E quem possui uma renda mensal acima do piso nacional, terá seu pagamento liberado a partir do dia 2 de setembro.

Essa parcela do dinheiro será depositada juntamente com a aposentadoria regular do segurado.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, essa medida aquecerá a economia (com uma expectativa, ainda para este ano, de beneficiar 30 milhões de pessoas e injetar R$21 bilhões na economia do país) e proporcionará segurança e previsibilidade para os aposentados. Pois terão a garantia e a certeza de receber, todos os anos, essa antecipação.

Responder