Recentemente postamos uma matéria aqui no Guia Meu Bairro RJ divulgando o mais novo serviço que será oferecido para os moradores de Sepetiba através do Projeto RevivArte em parceria com o professor Ramon Monteiro, o curso preparatório gratuito (focado no ENEM), que se iniciará no próximo dia 2 de setembro.

Nas fotos: atividades desenvolvidas dentro do Projeto RevivArte. Balé, grupo feminino de dança “Mulheres de Aço”, teatro e jiu jitsu.

Hoje trazemos, com exclusividade, uma entrevista com o professor Ramon. Onde ele fala mais sobre sua parceria em projetos sociais com o vereador Willian Coelho, sua esposa Erika Coelho e o Projeto RevivArte, sobre o curso preparatório o qual está coordenando e também nos conta um pouco mais sobre sua trajetória de vida no meio acadêmico, cultural e esportivo voltado para os serviços sociais.

“A educação é o caminho.” – Ramon Monteiro.
Na foto: professor Ramon Monteiro em trabalho na
Feira folclórica CERF 2018 com a turma do 8º ano.

Ramon Monteiro é um professor de 25 anos de idade, nascido em uma família de professores e morador de Sepetiba (nascido e criado no bairro).

Sua trajetória lecionando foi algo natural, como ele nos disse: “Venho de uma família de professores que prezam, e muito, pela educação!
Posso dizer que ser professor está na minha veia. Não escolhi, fui escolhido.”

Sobre seu trabalho em projetos sociais Ramon nos contou que é sua primeira vez com projetos educacionais, porém já havia trabalhado anteriormente em projetos voltados para o esporte.

Sobre a parceria com o Projeto RevivArte:

-Guia Meu Bairro RJ: Vc já participava, de alguma forma em atividades do projeto, ou foi até eles buscando parceria para colocar a ideia do curso preparatório em prática?
-Prof. Ramon Monteiro: Não participava diretamente, busquei a parceria e a abertura com o vereador Willian Coelho e sua esposa Erika Coelho, que são os responsáveis pelo projeto, juntamente com os voluntários. Através disso, a resposta de aceitação para criarmos o curso preparatório foi dada no mesmo dia.

-Guia Meu Bairro RJ: Como ficou sabendo do projeto?
-Prof. Ramon Monteiro: Já trabalho diretamente com o vereador Willian Coelho, então foi fácil esse conhecimento dos projetos do vereador. E o RevivArte hoje, culturalmente, é o projeto mais falado do bairro. Só procurei oferecer algo que o projeto ainda não tinha.

Sobre o curso preparatório:

-Guia Meu Bairro RJ: O Projeto RevivArte abraçou sua ideia rapidamente ou teve um processo longo até a teoria ser colocada em prática?
-Prof. Ramon Monteiro: As ideias foram abraçadas no mesmo dia. Como nossa equipe costuma trabalhar e dizer: com educação não se pensa, só se faz!

-Guia Meu Bairro RJ: Já tinha a vontade de criar algo assim antes ou foi uma ideia nova que surgiu?
-Prof. Ramon Monteiro: Posso dizer que os dois. Sempre tive a vontade de fazer a transformação educacional em meu bairro e hoje a oportunidade chegou! Graças aos meus amigos professores que me ajudaram e toda a estrutura do Projeto RevivArte.

-Guia Meu Bairro RJ: Como você chegou a conclusão de que poderia ser uma ótima ideia oferecer esse tipo de serviço na região de Sepetiba?
-Prof. Ramon Monteiro: Baseado nas informações de que Sepetiba não tinha um projeto voluntário e comunitário, forte, voltado para a educação. Apesar de muitos avanços nos últimos anos em nossa região, ainda faltava essa iniciativa com a educação. Então juntou o sonho com a vontade de realizar ele!

-Guia Meu Bairro RJ: A ideia é de que seja um curso pré-vestibular mas, primeiramente, focado somente no ENEM. Existe a pretensão de expandir o curso para outras vertentes?
-Prof. Ramon Monteiro: Sim! Existe a vontade de expansão do curso e a ideia já está sendo abordada e trabalhada. Muita coisa legal e nova está por vir no nosso bairro, mas primeiramente nosso foco é no Enem. Temos pouco tempo para focar no mesmo, porém, temos confiança absoluta na nossa qualidade e na vontade de conseguir diversas aprovações em faculdades públicas para os jovens.

-Guia Meu Bairro RJ: já tem ideia de quais outros cursos irão oferecer?
-Prof. Ramon Monteiro: Sim! Já temos ideia dos cursos. Mas não posso falar quais serão para não estragar a surpresa, rs…
Só posso adiantar que também serão focados em concursos e reforços escolares.

-Guia Meu Bairro RJ: Por que a decisão de iniciar a primeira turma do curso com foco no ENEM?
-Prof. Ramon Monteiro: Nossa ideia do foco ser no ENEM é pelo fato de ser a principal prova e oportunidade de pré-vestibular aos jovens, por se tratar de uma dimensão nacional.

-Guia Meu Bairro RJ: O objetivo inicial é de 30 alunos na primeira turma. Como estão indo as inscrições?
-Prof. Ramon Monteiro: As inscrições estão indo bem! O importante vem sendo a procura e o trabalho de divulgação. Ainda não batemos o número de 30 alunos, aliás, contamos com a ajuda de vocês para que os jovens se interessem pelo curso. É para o bairro e é de graça!

As inscrições para o curso preparatório, focado no ENEM 2019, já estão abertas e ainda há vagas para a primeira turma que se inicia dia 2 de setembro! Compareça na secretaria do Clube Recôncavo de Sepetiba com os seguintes documentos: xerox da identidade do aluno (e do responsável caso o aluno seja menor de idade); xerox do comprovante de escolaridade cursando o 3º ano do E.M (ou que já tenha concluído o mesmo); xerox da ficha de inscrição do ENEM 2019.
O curso é TOTALMENTE GRATUITO!

-Guia Meu Bairro RJ: Nos conte mais sobre os professores que estão junto com você nesse projeto.
-Prof. Ramon Monteiro: Sempre tive a vontade de criar e essa vontade era a mesma da minha equipe de professores. Consegui reunir excelentes profissionais para que o sonho se tornasse realidade e assim foi feito! Bruno Pelicioni, Mayko, Patrícia e Genival são professores com os quais já trabalhei antes em escolas do bairro e já os conheço a uns 4 anos. São meus amigos e ótimos profissionais.

Agradecimentos:
“Na verdade só tenho a agradecer a todo corpo docente que são meus amigos professores. Que vão, com toda certeza, fazer o projeto ser de excelência.

Agradecer a minha família por sempre acreditar que poderíamos fazer a diferença com a educação, minha noiva que futuramente também ajudará em aulas específicas de inglês e minha mãe com a ajuda nas aulas de alfabetização.

E, primordialmente, ao vereador Willian Coelho, sua esposa Erika Coelho, ao Gianco (coordenador geral do RevivArte) e a secretária Veronica por darem todo suporte ao curso e sua extensão.

Quero que a população aproveite e explore todo o conhecimento que os professores podem proporcionar a eles. Eles são os principais agentes de futuras transformações. Acreditamos muito nisso e esperamos vocês!”

Parcerias e Contatos:
Professor Ramon Monteiro: (21) 974150687
Vereador Willian Coelho
Projeto RevivArte
Erika Coelho

Responder